SERVIÇOS

Home > Serviços > 5 Porquês

5 Porquês

5 PORQUÊS PATENTEAR UMA MARCA.

 

(VOCÊ NÃO PODE IGNORAR A #4)

 

Será que sua empresa precisa disso?

 

#1 Poder impedir a utilização de sinais idênticos ou semelhantes

Imagine todo o trabalho que você tem para ter um produto ou serviço diferenciado, melhor que o do concorrente.

Esse diferencial é percebido pelos clientes que passam a preferir seu produto ou serviço.

Se outra empresa adotar uma marca semelhante, capaz de causar confusão entre os consumidores, isso não só reduziria os seus lucros como também pode prejudicar a imagem e a reputação da sua empresa no mercado, especialmente se os produtos do concorrente forem de qualidade inferior

Neste caso você pode impedir o uso, mesmo que a grafia seja diferente. O principal ponto a ser analisado é a possibilidade de causar confusão.

#2 Licenciar o seu uso, e receber Royalties.

Licenciar sua marca para outra empresa pode ser uma importante fonte de renda.

Com o licenciamento você continua sendo o proprietário da marca mas autoriza que uma ou mais empresas usem sua marca pagando royalties a você.

Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento – ABRAL, os segmentos que mais utilizam o licenciamento no Brasil são confecção, papelaria e brinquedos.

#3 Obter indenização pela utilização indevida por terceiros

Utilizar marca registrada configura crime contra a marca. Se outra empresa ou pessoa usar do prestígio de sua marca para ter vantagens no mercado poderá ser multada.

Esta atividade também prejudica o consumidor que confiando na marca pode comprar produto de qualidade inferior.

 #4 Não correr o risco de ser obrigado a mudar sua marca

Usar uma marca e não registrar é um risco muito grande, recentemente uma lanchonete na Zona Leste de São Paulo, inspirada em Star Wars, foi obrigada a mudar o nome, parte da decoração e inclusive o nome dos lanches.

Se você usa uma marca que já é registrada por outra empresa, a qualquer momento você pode ser obrigado a mudar o nome, e todo o material de marketing que tiver produzido (cartão de visita, fachada, site, adesivos, etc).

Isto sem dúvida causará um prejuízo enorme, sem falar no trabalho de encontrar outra marca para sua empresa.

#5 Deixar sua marca como herança ou incluir seu valor no patrimônio da empresa.

Quando ouvimos dizer que “a marca é o maior patrimônio da empresa” nem sempre nos damos conta de todo seu valor.

Existem empresas onde nem mesmo a soma de todos os seus bens são maiores que o valor de sua marca, que pode ser inclusive deixada como herança.

Mas, não se preocupe com o tamanho da sua marca hoje. O registro vai lhe assegurar os seus direitos quando se tornar grande, reconhecida e solicitada por seus clientes.

Será que seus amigos sabem disso? Compartilhe com eles.


Quer saber se sua marca esta disponível para registro,
clique aqui

 

Quero orçar este serviço!
< Voltar